terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mapa Conceitual

Hipertexto


Hipertexto é um tipo de texto eletrônico que interliga várias informações. Podendo ser textos, palavras, imagens ou sons. Essas informações são acessadas através de um link, esse o leva para uma nova leitura, contendo nela explicações sobre o mesmo. Segundo Lemos (2002), “os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links.”
O hipertexto utilizado como uma ferramenta na educação, facilita a aprendizagem. Instiga a curiosidade, fazendo com que a criança acesse esses links e descubra informações novas.

Quem sou eu como professor e aprendiz?


Estamos na era da informática, as informações e as tecnologias estão evoluindo de forma rápida e o mundo está em uma transformação constante. Precisamos estar atentos a essas mudanças, buscando sempre sermos aprendizes e descobridores das inovações.
Como aprendiz tenho a humildade de assumir as minhas limitações e necessidades de estudar cada vez mais, porém acredito que posso ir muito longe.
Como professora sou uma mulher realizada amo o que faço. Procuro utilizar tudo o que é disponível hoje de tecnologias para ensinar meus alunos. Com muito amor e determinação.
  Como professora, sou uma eterna aprendiz, sempre querendo mais!

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.


Cursistas: Beatriz Macedo Olsen e Kautterine Broch
Atividade 1.1

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.

Não é de agora, isso já vem acontecendo há muito tempo, no entanto estamos vivendo momentos angustiantes na educação. Segundo Juan Ignacio Pozo “há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar”. Então quando se fala em fracasso escolar nos perguntamos de quem é a culpa? E … são várias as causas, família, rua, drogas etc. E a escola acaba sendo um local de conflitos sociais.
Quando falamos em globalização, estamos nos referindo a todos os povos, de comércio, incluindo liberdade, hábitos, costumes, valores e história. Onde a exigência social de aprender é crescente, fazendo com que a capacidade de cada ser humano esteja sempre aceitando as novas modificações sociais revolucionárias na educação e na sociedade.
A sociedade tem que ter consciência do uso dos seus saberes e através deles obter bons resultados. A sociedade do conhecimento exige: competências para a aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação.
No entanto, esse conhecimento busca a necessidade de mudança e de transformação. Segundo Pozo e Pérez Echeverria, 2001 “só se tornarão possíveis se houver uma mudança nas concepções profundamente arraigadas de uns e de outros sobre a aprendizagem e o ensino para encarar essa nova cultura de aprendizagem”.
Todavia a escola deve ser como ponto de partida nas transformações políticas, culturais, sociais e tecnológicas para o mundo moderno.