terça-feira, 13 de setembro de 2011

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.


Cursistas: Beatriz Macedo Olsen e Kautterine Broch
Atividade 1.1

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.

Não é de agora, isso já vem acontecendo há muito tempo, no entanto estamos vivendo momentos angustiantes na educação. Segundo Juan Ignacio Pozo “há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar”. Então quando se fala em fracasso escolar nos perguntamos de quem é a culpa? E … são várias as causas, família, rua, drogas etc. E a escola acaba sendo um local de conflitos sociais.
Quando falamos em globalização, estamos nos referindo a todos os povos, de comércio, incluindo liberdade, hábitos, costumes, valores e história. Onde a exigência social de aprender é crescente, fazendo com que a capacidade de cada ser humano esteja sempre aceitando as novas modificações sociais revolucionárias na educação e na sociedade.
A sociedade tem que ter consciência do uso dos seus saberes e através deles obter bons resultados. A sociedade do conhecimento exige: competências para a aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação.
No entanto, esse conhecimento busca a necessidade de mudança e de transformação. Segundo Pozo e Pérez Echeverria, 2001 “só se tornarão possíveis se houver uma mudança nas concepções profundamente arraigadas de uns e de outros sobre a aprendizagem e o ensino para encarar essa nova cultura de aprendizagem”.
Todavia a escola deve ser como ponto de partida nas transformações políticas, culturais, sociais e tecnológicas para o mundo moderno.

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